quarta-feira, 27 de maio de 2009

Astrologia

A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo", "ciência") é o estudo da correlação dos eventos no espaço, com os eventos na Terra.

Embora não haja nenhum registo oficial acerca das origens deste estudo, é aceite que a astrologia terá surgido há mais de 4000 anos, e possivelmente muito antes. Esta aceitação deve-se aos registos históricos de várias culturas, como as do Egipto e Grécia, onde a astrologia era um dos ramos de sabedoria abordados pelos intelectuais desse tempo, pois não era incomum que um astrólogo fosse também filósofo, físico, e/ou matemático, ao mesmo tempo. Por não haver a sectarização do conhecimento, como hoje existe, aquilo que hoje chamamos de astronomia era parte integrante da astrologia.

Hoje, a astrologia não só separou-se da astronomia, como também dividiu-se em especializações, passando por um processo de evolução semelhante ao que encontramos, por exemplo, na medicina, onde não se espera que um médico saiba tudo, mas que seja especialista na sua área de estudo (ver Astrologia - Especializações).

Porém, este processo de evolução não foi fácil nem pacífico porque, ao contrário da medicina que é aceite como "ciência exacta" no mundo inteiro, e é fortemente apoiada pela comunidade científica, a astrologia foi remetida à obscuridade e, ainda hoje, é considerada por um grande número de indivíduos como uma pseudo-ciência ou superstição - afirmações que são prontamente contrariadas por aqueles que estudam e praticam astrologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário